terça-feira, 6 de setembro de 2011

Campanha na Revista Fantástica

Uma empresa não sobrevive sem o consumidor de seu produto, então o leitor é o responsável por toda a cadeia, desde o autor até o livreiro.

A frase acima é da Carol Chiovatto, da Revista Fantástica. O que Carol propõe é uma grande campanha em prol da literatura brasileira, nas grandes livrarias, a ser perpetrada principalmente por VOCÊ, leitor. Confira como é fácil  - e indolor - fazer a sua parte!


Carol começa sua campanha citando um episódio exemplar incluindo o meu livro e uma grande livraria:


Hohe, fui à Livraria Cultura e perguntei se tinham o Reino das Névoas, da Camila Fernandes, pela Tarja Editorial. Não tinham, mas podiam encomendar. Demora: sete dias úteis, 30 reais (5 mais caro do que eu conseguiria direto com a Tarja ou com a autora e muito mais demorado). E sabem o que eu fiz? Encomendei o livro. Vou esperar 7 dias úteis e pagar 5 conto a mais. Por quê? Oras, 5 contos é o dinheiro de uma Coca, que tomo todo dia religiosamente. E eu quero que o livreiro saiba que tem gente interessada no livro (e MUITA GENTE). Então, para que encontremos livros de nossas pequenas editoras nas grandes livrarias, que tal começar a fazer isso? Perguntar se tem, encomendar? A diferença de preço é pequena, e ainda ajudamos as editoras de verdade (que fazem o trabalho editorial, em vez de mera tradução e distribuição). 
E por que esse assunto entrou aqui? 
Bem, a verdade está resumida nessa pequena notinha. Imaginem se mais umas três ou quatro pessoas chegarem atrás desse livro lá na Cultura, e algumas mais o procurarem na Saraiva, ou na Nobel, ou na Fnac (ou, se você está no RJ, na Livraria da Vila, na Travessa), ou em livrarias do Brasil todo (perdoem não saber o nome das mais tradicionais de cada canto). 
O que eu quero dizer é que, se o livreiro notar certa procura, ele pode decidir pedir mais exemplares para a editora e quem sabe até deixá-lo esposto. A capa é linda e pode atrair outros frequentadores da livraria. E, se esses frequentadores gostarem do que está escrito na quarta capa e nas orelhas, e folhearem o livro, talvez o comprem. E, se mais gente comprar, mais os livreiros vão pedir.

O resto da proposta você confere no site da Revista Fantástica. Passe por lá agora mesmo!
Ei, leitor. É sério: faça a sua parte! Apóie a literatura brasileira! Compre livros de autores brasileiros!
Ou vai ficar aí só no download piratex?

Nenhum comentário:

Postar um comentário