terça-feira, 6 de setembro de 2011

Resenha de "Reino das Névoas" no Criando Testrálios

O Cristiano Rosa, crítico literário, escritor e professor graduado em Letras, do blog Criando Testrálios, leu Reino das Névoas e escreveu uma resenha objetiva e honesta, conto a conto. Confira!
Capa linda, diagramação ótima e bom material impresso. Assim é a parte física de "Reino das Névoas – conto de fadas para adultos", da escritora paulista Camila Fernandes, lançado recentemente pela Tarja Editorial. Já a parte literária da obra, seu espírito, não se resume em apenas três quesitos.

Somos alertados desde a capa, passando pela contra-capa e orelha, que o livro não é para crianças, são contos de fadas para adultos. Eu não gosto dessa palavra: adulto. Não sou mais adolescente, mas também não sou e nem quero ser adulto, mas sim um eterno jovem de espírito, ideais e pensamentos. Responsabilidades de um adulto já tenho, mas isso é detalhe…

O livro da Mila tem sete contos envolvendo elementos de contos de fadas, tratados de maneira diferente da que conhecemos desde pequenos e contamos às crianças que nos rodeiam. As histórias mostram que lição de moral não se dá somente com o bem vencendo o mal, ou com os inocentes sempre a salvo.

O primeiro conto, “Chifre Negro”, fala sobre uma princesa em busca da salvação da vida de seu pai, cuja solução está no chifre de um unicórnio. Dividido em 5 capítulos, o conto é desenvolvido de maneira envolvente e com um final supostamente inesperado.

Já em “O Lenhador e a Sombra”, vemos um homem comum, de bom coração, que cortava lenha e, certo dia de trabalho, se deparou com uma gata prenha e presa em uma armadilha. Desde então, uma relação nasceu entre eles, surgindo como consequência algumas aprendizagens e sombras.

“Na Outra Margem do Rio” mostra dois amantes, Haric e Merissa, vivendo em margens diferentes de um mesmo rio. Leste e Oeste. Certo e errado. O destino e a bruxaria lhes pregam peças e a magia do amor vence a desigualdade. Em “A Torre Onde Ela Dorme” conhecemos uma ótima trama com o príncipe Yten, a princesa Hora e a aia Miren. Em segundo plano, o rei, o sábio e o herdeiro que, juntando aos principais, formam uma história que prende o leitor até o final, que é simples e certo.

No conto “A Filha do Fidalgo”, a autora nos apresenta uma princesa; o único perigo que percebia era o tédio. Certo dia um sapo aparece em seu quarto. Aí vocês podem imaginar o que acontece, certo? Errado! Surpresa ao leitor com o desfecho cômico.

Em “A Espera”, temos uma castelã à procura de seu príncipe, que um dia chega e mostra a verdadeira face do amor a ela. Um conto legal, mas comum… e diferente ao mesmo tempo, apenas por misturar prosa e poesia.

Para fechar o livro, temos o conto “Reino das Névoas”, em que o envolvimento com a história é bem maior. Uma mistura de aventura, suspense e toques de erotismo – o mais adulto de todos os contos da obra , ele conta a trama vivida pela princesa Niev e a rainha Nuura. Guerra e política são debatidas ao longo do conto, com histórias dentro da história principal, fazendo com que o leitor perceba os acontecimentos de maneira mais ampla e compreenda o que está por trás de tudo.

Os sete contos de "Reino das Névoas" mantêm os elementos básicos dos contos de fadas tradicionais, como a ambientação em reino, castelo, mata, bosque; assim como personagens clássicos como princesa, príncipe, rei, bruxa, vovozinha, anões, lenhador, caçador e soldado. Outro elemento presente são os animais: sapo, cavalo, gato, unicórnio e lobo.

Ao mesmo tempo que as narrativas são comuns, a maioria delas tem um toque especial. Algumas com passagens mais adultas, outras com um final alternativo. Destaco dois contos: “Na Outra Margem do Rio” e “Reino das Névoas”, que dá título ao livro. Por fim, "Reino das Névoas – contos de fadas para adultos" é um bom livro, entretém, às vezes diverte e oferece curiosidade ao longo da sua leitura.

O subtítulo da obra instiga muito o leitor, que lê os contos com pensamentos indicados a ações que nem sempre aparecem em cada história. Os contos são bem escritos, como eu disse, envolvem o leitor. As ilustrações que os antecedem também são lindas, chamam a atenção dos olhos. As histórias possuem uma névoa ao fundo que nos indica diversos caminhos e interpretações, fazendo com que o reino que conhecemos torne-se sombrio e longe da perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário