segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A Espera

Hoje quero dividir com vocês uma curiosidade sobre a ilustração do conto A Espera. Ei-la:


A Espera é a história de uma garota que acreditou por muito tempo naquilo que muitas garotas, ainda hoje, são incentivadas a acreditar: que um dia um príncipe encantado apareceria para resgatá-la de seu mundinho sem graça. As coisas não saem exatamente como ela espera... Mas, até que qualquer coisa aconteça, ela pode apenas esperar. A imagem de uma moça de rosto oculto - sem identidade - fitando o vazio através da janela me pareceu ideal para ilustrar a ideia.

O cenário deveria ser antiquado, remetendo a eras passadas, fantásticas. E eu fui buscá-lo nas fotos de uma viagem de férias. :-)

Manjam os Museus Vaticanos? Para resumir, são um complexo de palacetes que abrigam peças artísticas e históricas de diversos períodos. Os próprios cômodos são, por si, obras de arte, já que datam da Renascença.

Passando por lá em 2009, eu parei num cantinho desses nos quais quase ninguém repara (porque logo a seguir vem a Capela Sistina) e tirei estas fotos:



Qualquer semelhança não é mera coincidência. Uns dias em Roma são combustível criativo para toda uma vida. Proporcionam referência históricas, artísticas e culturais que eu desejo a todo escritor. E a quem não escreve, também. ;-)

Para finalizar, um detalhe ampliado.

2 comentários:

  1. Este desenho me deu uma sensação de pequenez em um mundo gigante, que se deseja mas não se desbrava.

    É muito belo.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou suspeitíssima pra falar... mas sou fã das ilustras desse livro...

    ResponderExcluir