sexta-feira, 12 de julho de 2013

Nova resenha no blog Livros e Chocolate

Saiu hoje uma nova resenha de Reino das Névoas no Livros e Chocolate. A Flávia Penido, dona do blogue, me escreveu para avisar. Não bastasse a resenha superpositiva, ainda me fez ganhar o dia com estas palavras:
Menina do céu! Se tivesse mais 1 milhão de páginas eu leria lindamente sem cansar. Amei muito!
E agora eu sou um baiacu inchado de tanta vaidade. ^ ^

Confiram a resenha da Flávia abaixo. E não deixem de visitar também o Livros e Chocolate para ver outras ótimas dicas de livros!
"Reino das Névoas" reúne sete contos de fadas inspirados em alguns contos clássicos que muitos de nós conhecemos desde a infância. Talvez nem todos saibam que muitos desses contos foram modificados para uma maior aceitação pois, hoje em dia, quem iria imaginar, ou até mesmo ler a história para os filhos pequenos, que a Bela Adormecida, por exemplo, era violentada pelo príncipe enquanto dormia? Ou que a Branca de Neve não despertou de seu sono eterno com um beijo de amor verdadeiro? E imaginem a pobre Chapeuzinho Vermelho sendo devorada nua pelo Lobo Mau já que não existia nenhum caçador valente para salvá-la? 
Procurando resgatar um pouco da originalidade sem nenhuma censura destes contos, a autora nos apresenta histórias baseadas nesses contos e escritas para adultos, algumas com fins felizes e outras nem tanto, e vou ter que assumir que gostei muito mais das novas tramas criadas ou adaptadas por ela, pois colocam os personagens a prova de forma que seus destinos são traçados de acordo com atitudes que eles próprios tomam ou pelos caminhos que eles escolhem seguir. Os textos são maravilhosamente bem escritos, e nos levam até o passado, em épocas medievais, tanto pelos termos usados, pelas descrições com detalhes da medida certa de cenários ou diálogos dos personagens. A narrativa é impecável, fluída, empolgante, viciante... É impossível não se apaixonar pela forma como a autora escreve, e nem terminar um conto sem querer começar a ler o outro imediatamente. 
A capa é linda e o cuidado com a diagramação tornaram o livro uma relíquia pra mim. Cada conto trás uma ilustração feita pela própria autora, com traços perfeitos, cheios de expressão, sentimento e significado, que retrata um pouco do que a história apresenta. 
"O Chifre Negro" expõe a pureza da donzela que, por se igualar a pureza do unicórnio, seria uma arma para que ela conseguisse se aproximar dele e conseguir o que buscava, no caso, o chifre para salvar seu pai da morte... Porém, o unicórnio não é tão bonzinho como se imagina... o final é inesperado e surpreendente! 
Não consegui associar nenhum conto ao "O Lenhador e a Sombra", pois ele conta a história de um lenhador que salva uma gata prenhe e tem uma mensagem muito bacana sobre os valores e bondade. 
"A Outra Margem do Rio" é um conto muito interessante que retrata um jovem que estava a caminho de outro reino para seu casamento arranjado, mas seu pai acaba morrendo e uma bruxa oferece ressuscitá-lo em troca dos olhos do rapaz. 
"A Torre Onde Ela Dorme" foi inspirado em "A Bela Adormecida" e é o conto mais sombrio dessa coletânea. 
"A Filha do Fidalgo" é o menor conto do livro e foi baseado em "O Príncipe Sapo". É trágico, porém cômico. 
"A Espera" é um conto de amor bem poético de uma princesa a espera de seu príncipe. 
"Reino das Névoas" é o último, maior e mais trabalhado conto do livro, e foi inspirado principalmente em "Branca de Neve e os Sete Anões", e a princesa, que está se descobrindo como mulher, foge depois de saber que a própria mãe, dissimulada, egoísta e extremamente fria, mandou matá-la, porém, mesmo encontrando refúgio, ela sabe que ninguém iria escondê-la sem ganhar nada em troca... 
Histórias que envolvem e que despertam todas as emoções do leitor, com personagens marcantes e bem construídos, que trazem elementos conhecidos como cenários medievais e animais míticos ou encantados, e que nos leva a conhecer princesas que possuem personalidades fortes e que lutam por seus ideais, não importa os obstáculos, pois nem sempre a vida de um personagem de contos de fadas é perfeita, feita de sonhos, sorrisos e finais felizes... 
Reino das Névoas é um dos melhores (se não o melhor de todos), livros nacionais que já li até hoje.

Um comentário:

  1. Olá,Parabéns ao blog que fez essa resenha, por que ficou muito boa, deixa o leitor ansioso para ler esse livro, sem falar que a edição de capa é muito bonita, aí ja chama muito mas, a nossa atenção, lhe mandei um E-mail, esperando sua resposta:
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir