terça-feira, 2 de agosto de 2011

"Reino das Névoas" no É só outro blogue

O Tibor Moricz teve a bondade de publicar algumas palavras sobre Reino das Névoas em seu É só outro blogue. Obrigada, Tibor! Espero que goste do livro.

Nos comentários, a natureza da obra tem gerado dúvidas. Algumas pessoas já me disseram: "Quero o livro porque adoro fadas!" Eu, como não quero enganar ninguém, preciso informar que não há nenhuma fada nos contos... Apesar de parecer um contrassenso, "contos de fadas" é o nome genérico que se dá a esse tipo de conto clássico e mágico, mesmo quando não há fadas na trama. Outro nome seriam "contos da carochinha", mas carochinha nada mais é que uma carocha pequena, e carocha é o mesmo que barata. Também pode ser o nome daquele "chapéu de burro" que maus estudantes usavam antigamente. Ou uma carapuça usada por pessoas condenadas pela Inquisição. Ou uma mulher muito feia. Enfim, só coisa boa, né? Então, alguém aí prefere "contos da carochinha" a "contos de fadas"? Nem eu. :-)

No blogue do Tibor, um rapaz fez uma pergunta bem relevante:

Seria a “capuchinho” (chapeuzinho) vermelho na capa? Os contos são originais, no sentido de retirados completamente da mente da autora, ou são uma adaptação de “contos de fadas” mais tradicionais?

Foi uma boa oportunidade para explicar:

A personagem na capa faz referência à Chapeuzinho, sim. Muitos dos contos fazem referências a histórias clássicas como Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e A Bela Adormecida, mas trazem tramas novas e não adaptações ou releituras. Dizer que teriam sido retirados completamente da minha mente seria muita pretensão, pois muitas histórias clássicas me inspiraram e me influenciaram na hora de escrever esse livro. Mas, sim, as histórias são minhas. A escritora Cris Lasaitis, ao fazer a leitura crítica da obra, definiu o conto-título como uma mistura de Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e Condessa Bathory, a nobre húngara que supostamente se banhava no sangue de virgens para preservar sua juventude. Acho que é bem por aí mesmo.

;-)

2 comentários:

  1. Wow!! Gostei das elucidações, nega. É bom explicar a que vieram os contos, pois tem muita gente que acha que são histórias inocentes, pra ler pras criancinhas dormir. Por favor, não leiam isso para as criancinhas, ainda... são contos para adultos. rsrs

    ResponderExcluir
  2. E muito bem escritos!!! Prendem a gente do começo ao fim.

    ResponderExcluir